Rogerio lima. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Computador e maresia: inimigos mortais


Apesar de não ser um assunto diretamente relacionado ao Ubuntu, gostaria de destacar um problema que aflige muitos usuários de computadores: a maresia.É fato conhecido que três quartos da população mundial vive próxima ao litoral, portanto é impressionante que ainda não tenha se dado a atenção devida à esse assunto.


Os computadores modernos são verdadeiras usinas de geração de calor. Para evitar que eles simplesmente se incendeiem, soluções térmicas cada vez mais potentes e complexas são usadas.

O formato de gabinete/fonte/placa BTX, desenvolvido pela intel em 2003, define um fluxo direto de ar vindo da frente do gabinete, passando por cima das memórias e saindo por trás do gabinete. A grande característica notável de um conjunto btx é uma “vala” no meio do equipamento, por onde passa o fluxo de ar.
Este fluxo de ar otimizado tem, entretanto, seus problemas. Nas cidades litorâneas, o ar está carregado de salitre, ou maresia, os sais da água do mar. Desnecessário estabelecer a conexão Mais Ar = Mais Sal em cima de sua novíssima placa.

O salitre é um corrosivo poderoso em placas de computadores, e uma fonte de curtos-circuitos.
O sal atrai água. Um computador incrustrado de salitre desligado num dia chuvoso atrairá uma grande quantidade de água para si. A combinação de água, sal e eletricidade é fatal.
Uma placa de vídeo com um ano de uso, atacada pela  maresia
EXISTE SOLUÇÃO?
O que fazer para solucionar este problema? Infelizmente, temos poucas opções. Uma delas é manter o computador ligado constantemente. O computador ligado tem um fluxo de ar constante e placas aquecidas, o que impede a instalação da umidade. É fato conhecido pelos técnicos de informática que computadores ligados 24h duram mais. Além disso, o estresse sobre os componentes é maior durante o momento de ligar o micro (pense em ser acordado num domingo às seis da manhã com um balde de água gelada).
A segunda opção é mais prosaica: um filtro caseiro. Um técnico da petrobrás me recomendou, anos atrás, o uso de perfex, aquele paninho de cozinha. É a solução que ele usa nas plataformas de petróleo marítimas, onde o problema de salitre é muito mais grave.
Tenha em mente, entretanto, que o perfex diminuirá o fluxo de ar e, portanto, aumentará a temperatura do sistema. Em geral, isso não é um problema, se a solução de ventilação for de boa qualidade. Além do mais, a durabilidade dos componentes é muito mais comprometida pelo sal do que pela temperatura. É uma troca que vale a pena.

Aqui estão alguns procedimentos que ajudarão a preservar seu computador da corrosão:
  • Não instale o computador em local de corrente de ar, principalmente se ele vier da praia.
  • Periodicamente realize uma limpeza interna, remova a poeira acumulada e qualquer vestígio de corrosão ou marca branca. Utilize um pincel macio para esta tarefa e uma pequena escova.
  • Nas partes metálicas externas tipo gabinete, conectores, etc você poderá aplicar um pouco de alguma substância que proteja o sistema. Eu, pessoalmente utilizo um pouco de silicone líquido, porém retirando todo e qualquer excesso.
  • Não deixe o computador sem uso por muitos dias, caso necessário, cubra-o com uma capa.

0 comentários

Postar um comentário