A RED vendeu 50 modelos de sua câmera profissional EPIC-M para James
Cameron — com preço unitário de 58 mil dólar tem aqui uma compra de nada
menos do que 2,9 milhões de dólares. Peter Jackson comprou 30 delas
para filmar The Hobbit. Entre os outros filmes que adotaram essa câmera
na sua produção estão The Amazing Spider-Man, Jack the Giant Killer,
Prometheus, Avatar 2, The Girl with the Dragon Tattoo, Underworld:
Awakening, Resident Evil: Retribution e Silent Hill: Revelation 3D.
Mas
afinal que câmera é esta ?Ela não é exatamente uma novidade, mas
trata-se da RED EPIC-M, uma câmera de cinema digital baseado num
conceito que a fabricante chama de DSMC (Digital Still and Motion
Câmera).
Lançada no mercado no início de 2011, a EPIC-M vem equipada com um
sensor Mysterium-X de 13,8 megapixels (5.120 x 2.700 pixels) do tipo
CMOS, cuja área de captura de imagem de 27,7 x 14,6 mm é muito próxima
do tradicional formato de filme Super. 35. Ela utiliza um CODEC de vídeo
proprietário (REDCODE RAW ou R3D) capaz de registar imagens em 5K
(5.120 x 2.700 pixels a 96 qps), 5K WS (5.120 x 2.134 pixels a 120 qps),
4K (4.096 x 2.160 pixels a 120 qps), 4K HD (3.840 x 2.160 pixels a 120
qps), 3K (3.720 x 1.620 pixels a 160 qps) e 2K (2.048 x 854 pixels a 200
qps). Toda essa informação é gravada em cartões SSD cujo desenho também
é proprietário.
Como era de se esperar de uma câmera profissional, a EPIC-M é um sistema
modular altamente customizável o que facilita a sua manutenção, upgrade
e até a adição de novos recursos que ainda nem foram criados. Seu
sistema de lentes padrão utiliza a baioneta Arri PL (a mais comum entre
as câmeras de 16 mm e 35 mm), mas seu engate de lente pode ser trocado
para aceitar outros padrões de lentes como Canon EF, Nikon F e até
Leica-M. veja algumas fotos.
0 comentários
Postar um comentário